segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Aproveitando, intensamente, o tal do mundo real.

Ficar tres dias na Bolivia sem escrever nada aquí no blog é bastante desesperador para minha memoria e para a criatividade que eu tento impor aquí no blog.
Acontece tanta coisa que guardar e saber o que escrever e complicadopor demais.
Primeiro peco desculpas pelos erros de pontuacao que vao ser frecuentes. Teclados bolivianos sao demasiados complicados, e nao contem acento, ponto de interrogacao, quica um parentese.

Para tentar relembrar esse dias, divido-os em dias mesmo. E o aproveitamento do fim do mundo real comeca ainda na noite do dia 4, 20 minutos depois de postar pela ultima vez aqui.

Dia 0 ou noite anterior – Eu e Alexandre caminhavamos felizes para o Albergue em San Pedro de Atacama, as 22h, indo dormir, descansados, para rumar a 3 dias de passeio no meio do nada. Brasileiros diversos apareceram do nada para e nos chamaram para tomar uma. Pra variar, aceitamos. O grupo era brasileiro, mas bizarros. De drogaditos, a policiais conservadores belorizontinos, a cariocas galanteadores, tinha de tudo. As 1h da manha nao se pode mais vender cerveja em San Pedro. Xandinho foi um menino responsavel e deu o perdido, sem despedir nem de mim vazou. Eu, acabei entrando na onda, e fui comprar cerveja clandestina com chilenos. Sim, voce é multado pelos Carabineros del Chile se ficar tomando cerveja depois das uma. E se dancar na rua também. Os chilenos pararam o carro no meio da rua, ligarama um Jorge Ben Jor bem alto, e ficamos todos, bebendo a deliciosa cerveja clandestina. As 4h30, percebi que só tinha mais 2 horas de sono e decidi voltar pro albergue. Meio bebado, cheguei fazendo barulho e acordando o sono do Xandinho, mas do nada, algo que jamais imaginaria ver. A terra comecou a tremer! Sim! Vimos um terremoto que durou uns 8 segundos... tá, foi um tremorzinho de terra, mas valeu. Inicialmente, o Xandinho, e eu também, achamos que era coisa de bebado, ou que a gente tava sonhando, mas no dia seguinte, isso foi assunto na cidade. Até as 8h da manha, quando a gente tava tirando foto na beira de um vulcao.

Dia 1 - Partimos, eu meio de ressaca em um onibus ate a fronteira com a Bolívia. La conhecemos 3 mulheres, Vera, Terezinha e Marta. Eram brasileiras mais velhas, que nos acolheram como maes. Ao me verem comecar a sofrer com altitude nos deram recomendacoes, nos reprimiram por eu estar de ressaca, nos doaram algumas folhas de coca que mascamos para nao sentirmos tanto o efeito da tao falada altitude. Mascamos, bebemos agua, recomendacao das maes, e fomos subindo pela Bolivia, agora a bordo de um 4x4. Nosso carro tinha o motorista, Zamiro, boliviano, tres holandesas e um suico, o Benno. A altitude pega viu. Faz frio, falta ar, o coracao dispara com a minima forca que voce faz, e a folha de coca resolve, mas te um gosto tao ruim quanto boldo. Subimos a 5000m de altitude, um lugar com geiseres com atividade vulcanica ativo, tipo fumaca saindo do nada. Lindo demais. Mas a 5000m uma holandesa passou mal, ao mesmo tempo, tao incrivelmente quanto ao tremor, comecou a nevar!!! Sim, alem de um tremos de terra, em menos de 24h, vimos nevar! As holandesas desesperadas para sair daquela altitude e eu e o Xandinho, pagando de brasileiro, curtindo por demais aquela neve. Nesse mesmo dia, ainda vimos lagunas lindas, a beira de montanhas, de uma cor meio inexplicavel por palavras. Algo meio azul piscina. Tomamos banho em águas termais de 37 graus, sob montanhas nevadas e chegamos para dormir em um alojamento simples, a beira da Laguna Colorada. A chuva apertou, o que poderia acabar com o passeio, mas fez muito frio, muito mesmo. Depois de uma boa lorotadina, dormi com um anjo.

Dia 2 - Um dia de andancas. Andamos naquele 4x4 muito, parando em lugares nem tao memoraveis assim, mas que valia a pena demais pela paisagem. Vimos pedras, lagunas diversas. Flamingos por demais, e um pasto, gidgante, com Lhamas até encher o saco. Muita Lhama mesmo. Tanta lhama, somada ao tedio de 4x4 que eu e o Xandinho comecamos a criar o roteiro da proxima animacao da Pixer, que envolvera animais, a la Procurando Nemo. O personagem principal é Olívia, a lhama da Bolívia, que vive aventuras pela Bolívia e pelo Peru com seu amigo Zamiro, o flamingo amigo. Além de uma estratégia boa de conquistar publico sul americano o roteiro é ótimo, fica para um próximo posto. No mais, o dia ficou na interacao Bolivia/Brasil/Holanda/Suica. O boliviando mascava coca, as holandesas nos mostravam musicas tipicas dos Paises Baixos e o suico peidava, sem nenhum constragimento. E de novo, depois de um reencontro com nossas maes adotivas e de 2 cervejas bolivianas tomadas na altitude fomos dormir.

Dia 3- Hoje comecou bem. Eu e o Xandinho todo de bom humor, o suico peidando e as holandesas meio de mau humor. Cafe da manha e partimos rumo a um dos lugares mais incriveis que eu ja vi na minha vida, o Salar de Uyuni. É um deserto todo de sal, que faz voce ver tanto branco ate perder de vista. A chuva do primeiro dia alagou o Salar, o que fez a gente andar sobre a agua o tempo todo, mas alem do branco, a agua refletia todo o ceu, e era mais uma vez, indescritivel. Andavamos sem saber pra onde, so viamos branco, e agua, era como existisse dois céus. Visitamos uma ilha com cactos gigantes, no meio desse sal todo, e um hotel, meio sem graca, feito todo de... SAL! O incrivel mesmo foi o salar, experiencia pra vida toda, acho que nao vou ver nada igual. Mais uma vez, queria que voces estivessem aqui para ver.

---------------------------------------------------------------------------------------

Acrescenta uma coisa e dois personagens que sinto falta por aqui. A coisa é feijao, o saudade que eu to disso. E as pessoas e suas respectivas coisas é o Didi, e curtir observar uma paisagem com ele me fritando, e o senhor Lucas Paio, descobrindo cardapios e situacoes engracadas na viagem. A proposito, os elogios que recebo pelos escritos ao blog, dedico a ele. Seu blog o www.biselho.blogspot.com foi um grande inspirador da maneira que escrevo aqui.

_______________________________________________________________

Estou pela primeira vez em uma cidade de merda. Uyuni, sul da Bolivia nao tem nada. Chove pra caralho, parece que todo mundo quer ganhar dinheiro em cima de turistas, tem pouco onibus para outras cidades e é por isso que passamos uma noite aqui. porque todo mundo quer sair, mas as empresas nao tem onibus, so amanha, as 18h30. Ta ok. Amanha seguimos para Potosi, ou Sucre, sabe se la como, porque pela chuva, acho que o mundo acaba aqui em Uyuni mesmo.

Comentem mais. Me gusta mucho los comentarios.



Lhama Olivia

8 comentários:

Luiza Maria disse...

ow, esse suiço ia quebrar meu galho em muitas viagens. ia ter alguém pra eu pôr a culpa...
acho que a animação pode ficar doida. só acho que vc vai arrumar briga por causa do nome da Lhama...
hahahahahha
beijocas, thalesche!

aparece de novo no msn q eu tô adorando essa história de falar pelo microfone!

Guid disse...

Thales,

Ficar sem notícias de vcs por 3 dias foi bem doloroso. Vc nos faz rir, chorar, emocionar e sonhar com os lugares e situações que vc descreve. Continuem aproveitando ao máximo. Beijos.
Em tempo, diga ao Xande que estou imprimindo todos os comentários da viagem e passando para a familia toda, tanto minha quanto do João, e são unanimes em afirmar que vc está se revelando um ótimo escritor. Quem sabe no futuro não sai um livro de memórias da viagem?

Mariangela

mara disse...

ei lhaminha...q legal, q passeio maravilhoso! q vontade de estar aí.acho q a gente iria rir muito!Nossa ,o mundo com dois ceus!To muito feliz por voces!o xandinho e a companhia ideal!To com saudade e feliz!bjs,bjs,bjs.

Lucas Paio disse...

Obrigado pelo honroso comentário, thalesche! Vc já viu por aí algum cardápio do nível do "Against Fillet"?

Natalia disse...

como ja comentamos varias coisas, só queria te pedir pra alem de tomar cuidado com mercedes presidenciais, pra tb tomar cuidado com terremotos e vulcoes...rss!! posta depois aquela foto que vc me mandou ai, ficou doida demais...como potosí tb ta bem no alto, recomendo, para a altitude, andar com "despacito", comer "poquito" e dormir "solito". vi isso num site e achei bacaninha! Boa viagem ate Potosi e Sucre e continua escrevendo, que assim a distancia fica um pouquinho menor! saudade..beijo!

clarice disse...

puta merda.repararam que todos os lugares o thales fala a mesma coisa?para com isso de "lugar mais bonito... nao consigo descrever... queria que vcs estivessem aqui..."tomar no seu cuuuuuuuuuu tcheco.eu queria mesmo pô

Kelly disse...

Recebemos seu postal! Valeu!!! Ja está na cozinha, e não poderia ser diferente!!!

Continue viajando muito e escrevendo... ta super divertido!

Abraços

Kelly - RC

Olivia disse...

Olá! Ah, não pide deixar de comentar nesse post... E, ao contrário do que a mafalda disse (e eu pressuponho que seja a dona luiza maria), vc não vai arranjar briga. Pelo menos não comigo. Mas talvez os produtores da Pixar queiram mudar... Aí já é outra história. =)

Humana Olivia