segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Mais de 1000km por estradas argentinas

Pois é. Depois de mais de 1000km de andanças pelas estradas argentinas cheguei em Mendoza. Mas nao pensem que foi fácil, muito menos tranquilo. Divertido foi.
Saímos as 19h do albergue, pagamos $18 pelo Táxi até a rodoviária.
Imagina a rodoviária de BH nas véspera do Natal, agora imagina se BH fosse a capital do país, e que toda Argentina mora lá e quer ir passar a navidad com a família. Entao imaginem o caos que me instalei. As plataformas de embarque sao caoticas, e voce so sabe qual plataforma sai o seu onibus, quando anuncias, em espanhol e muito rapido, no sistem de som. Ainda por cima, parece ser comum atrasos, enfim, deu 20:20 e nada do nosso onibus. No meio dessa tensao uma mulher tentou roubar minha carteira. Aquela velha historia de alguem te distai e a outra enfia a mao no teu bolso, Alá me ajudou e eu conferi se a carteiras estava la bem na hora que a hija de puta enfiava a maozona lá.
La pelas 21:10 nosso busao chegou, bonitao, cheio de gringos, e com serviço de bordo. Sanduiches e alfajores, além de água e café! O busao deitava bem, mas eu queria dar uma de Didi e ir vendo a paisagem, e no nosso lugar nao era possivel. Mudei, fui pra ultima cadeira e deixei o Xandim lá, bodando. Me preparava para dormir, escutar uma musica, quando o DVD liga, achei estranho. Começa um filme de açao japones. Que envolvia historia, mas para entender tinha que saber diferenciar coreanos de japoneses, porque era alguma coisa assim. E com legendas em espanhol. Isso la pelas 22h, e sem brincadeira, nao tinha 30 seg sem um barulho de tiro na tela, era fuzilaçao mesmo, uma menina do filme foi assassinada umas 30 vezes, e com tiros bem dados. Isso porque crincinhas, de 5 anos estava na minha frente, assistindo essa obr de arte.
Resolvi botar um Cartola no MP4 e ir escutando, na hora que o sambista ja falava que o mundo era um moinho, um argentino me pergunta alguma coisa. Eu respondo, pronto, nao vou dormir mais, sou brasileiro e ele quer saber tudo. Tudo sobre "O Clone", novela que para ele es incribile, e que lo mejor actor del mundo es Murilo Benicio. Peça rara. Depois ele veio com uns papos de religiao, me perguntando coisas e tal, falou que era evangelico, mas pelo menos nao tentou nenhum tipo de recrutamento evangelico latino pelas estradas argentinas. Mas me falou sobre um congresso que foi na Coreia e na Malasia, me mostrei um pouco interessado pelos paises e pronto, o sujeito vai la na frente, pega sua máquina digital, e começa a me mostrar centenas de fotos do congresso, videos do pessoal cantando e tal. Ceeerto. Resolvi perder a vergonha e mandei um "Rafael, voy dormir ahora, estoy cansado", ele pegou meu e mail e falou para combinarmos de conhecer a universidade dele em fevereiro. Ok. O cara era legal, mas depois disso... sentou se do meu lado, e em 5 minutos começou a roncar muito, e lento, parecia que cada respiraçao era feita para nao me deixar dormir. Quase acordei o cara para falar que se ele parasse, eu me convertia. Resolvi relembrar uma noites mal dormidas infantis que tive quando ia a hoteis e dormia no mesmo quarto que meu pai (que tem um ronco bem parecido). Lembrando disso me adaptei e dormi. O ônibus parou na divisa entre as provincias de Mendoza e San Luis, e disfrutamos de um cafe da manha tradicional argentino por conta da empresa! Que bueno! Depois de tantas peripercias, estamos bem aqui.

************************************************************************************
Mendoza me parece agradavel. Muito, cidade dos vinhos, parece bem mais tranquila que Buenos Aires, e mantem um clima de interior gostoso.
O albergue é ótimo. Quarto espaçoso, o banheiro tem até bidê (a invençao do século XX), e tem uma piscina. Ceiaremos la hoje, por $20.

Para os leitores aqui, manda um Feliz Navidad! Com muita boas vibraçoes minhas e do Xandinho que estamos com saudades!
Besos natalinos e mendoncinos!

8 comentários:

Milena Palacios disse...

thalestchê!!!
em mendoza recomendo esquiar em Los Puquios (se tiver neve), comer no Don Mario (alto nivel a um preço bacana), muitos botecos legais (especialmente na rua do seu albergue (se nao me engano)). Va tb ao Passeio Sarmiento. Quilmes, Quilmes e Quilmes!!! Coma morcilla!!!
Nao se esqueça de ir para o Chile de onibus e DE DIA (ou entao perderá toda a paisagem bala).
mantenha contato!
beijao!!
feliz natal pra vc e pro xandinho hoje!!

Unknown disse...

tales sua vó ta aki nao to aguentano mais. Manda um cartão postal pra mim que eu to com saudade.

Te amo
Mara

Natalia disse...

imagino vc qndo o cara foi comentar sobre O Clone e sobre o Murilo Benicio...engraçado demais! "sensacional"
Feliz Natal bloguistico e com ares belohorizontinos pra vc e pro Xandinho!
Beijos!

fiquei tentando imaginar como era a paisagem...

Thales Machado disse...

a paisagem era simples. só acordei com os andes na cara (tirando onda)

Tiago Taciano disse...

Fala Thales,

bela iniciativa, na verdade todos nós sonhamos com este passeio alá Che, mas poucos partem para tal. Que as trilhas deste sul continente lhe garantam brisas renovadoras, que as descobertas lhe tragam a incrível sensação de viver para ser feliz, por num geral, acabamos vivendo para trabalhar, estudar, cumprir rituais difícies que nos sâo impostos, exceto quando temos um Quê de Chê!

Hermano disse...

Thales to divulgando seu blog, nos meus parcos canais de comunicação
Aproveite que a gente aguenta a saudade sua e dos jogos do Fogão
Aliás nenhuma novidade interessante.
Só a possível vinda do Abedi

Timtim por Timtim cerimonial disse...

Ser atropelado pela chefe do estado vale manchete no Jornal Nacional. Não acredito que você perdeu seus 15 segundo de fama...

Quer que eu te mande o resumo da novela o Clone? rsrsrsrs

Fala a verdade: Tem coisa "melhor" do que sentar ao lado de um desconhecido roncando no bus? Estou me vendo nas minhas viagens pelo jequitinhonha....

O seu blog vai virar minha leitura de boa noite. Pode escrever muuuuuito.
Beijos, beijinhos e beijocas

S2 disse...

Meus amigos lindos,
abraços carinhos... Depois de 30.000 recomendações na cabeça do thales (tipo que eu não consegui falar no telefone sempre ocupado na casa do xandinho)fico feliz de ver que estão aproveitando bem a viagem, se jogem!!!rsrsss... thales, to adorando seus escritos, SeNsAcIoNaL!!! Xandin: Saudades e + Saudades de ti!
bjãoooooooooo