quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Mais impressoes sobre a terra de Neruda (Año Nuevo)

E eis que depois de duas noites, que se nao foram desagradaveis, tambem nao foram dignas de postagem na capital chilena, Santiago, resolvemos, devido a varios motivos, sair da paradeira da capital chilena, de novo rumo a praia, Valparaiso para passar a meia noite do dia 31.
Meio na loucura, seguimos para rodoviaria, compramos nossas passagens para La Serena no dia 1 pela manha, e a ida e a volta para Valparaiso. Ida as 15h40 do dia 31, e volta as 6h55 do dia 1, 2 horas de viagem cada trajeto.
Chegamos em Valpo (sim, já estamos íntimos do local), e começamos o caos de Año Nuevo. Fomos comer alguma coisa, uma pizza de marisco, 20min para um garçon atender, 30min para chegar o refrigerante quente, mais 25min para trzerem gelo, mais 20min chega a Pizza, comemos em 5min, e mais 45min para pagar a conta. Quase demos o tomé mesmo, e saimos sem pagar, mas o risco de passar a virada com os carabiñeros de Pincochet nos controlou socialmente.
Agora, controle social é o que nao existe em Valparaiso no reveillon.
Demos uma volta na cidade, vermos onde dava pra tomar uma, se era melhor ver os fogos na praia ou nos morros, tomamos uma Paceña (cerveja boliviana, uma merda) e optamos pela praia.
Ligamos para as nossas respectivas pessoas queridas e seguimos a Plaza Sotomayor, onde clipes anos 80 animavam a galera, que começava a cajubrinar. Eu e o xandinho começamos também, depois da Paceña, um chopp Cristal, uma Escudo, e finalmente uma Brahma de 1 litro, tomada as 23h (horário de Santiago) e a 0h (horário de Brasília) para comemorarmos o reveillon brasileiro. Contamos de 10 a 0, abrimos a Brahma, mandamos pensamentos positivos e fomos esperar nosso reveillon. Achamos umas cbines telefonias internacionais e tivemos a briulhante ideia de ligar para as respectivas patroas do passado! Sim! Ligamos de 2007, pra Renatinha e pra Natalia que já estavam pelos 35 minutos de 2008! Eita relatividade...
Bom, o que menos importa é o momento dos fogos, que foi bonitao, a la Copacabana.
Importa é que dpois da mistura de cervejas eu parei de beber, Xandoca também. Tava meio cheio de gás, a la terceiro ano, mas enfim, depois de uma hora sentado,descansando voltamos aos lugares da bombancia. Nosso grauzinho alcólico deu para dançarmos cumbias, salsas e merngues nas praças, e particiopamos de um movimento de torcedores do Colo Colo. Xandinho alporava na salsa a la Silvio Santos vem aí, e quando foi tocada a salsa em homenagem a Maradona que o refrao era "Maradón! Maradón!", nós dois presepavamos, mandando "Pelézon! Pelezón".
Aproximando mais da praça principal começamos a ver a realidade do local. As pessoas nos disseram que o povo que passava a virada de Valparaiso ficavam "borrachos" pelas ruas. para nós, bons belorizontinos, nao passava de uns bebados, como na Piumì em dias de Copa do Mundo.
O cenário era realmente assustador, nós, sóbrios, conseguiamos perceber que, sem exagero, 92% da populaçao esta bebada, caindo de bebada, bebendo mais e oferecendo bebidas a todos. Era gente caindo, gente dançando alopradamente, gente suja de vinho, gente já na fossa, chorando de bebum, isso tudo com bem menos confusao que nos axés e similares do Brasil. E olha que até tocou a "Dança da maozinha", em portugues mesmo, na praça.
Mas era impressionante, conseguimos uma distraçao até a hora do ônibus, encostar e ver bebados engraçados pelas ruas, nos lembrando, em vários momentos, nosso velho e saudoso amigo Fedido.
Em Valpo, os sinais de transito para pedestres tem aquele diminuidores de ansiedade, que sao reloginhos que fazer a contagem regressiva para quando vao abrir.A bebida era tanta, que cerca de 30 pessoas estavam paradas no meio da rua, e, ja com saudades da virada, faziam uma contagem regressiva em voz alta todas as vezes que o relogio ia até o zero, e comemoravam como se 2009, 2010, já tivessem chegado. Óbvio que eu e o Xandinho entramos na onda.

************************************************************

Estamos em La Serena, 475km ao norte de Santiago, passando um dia de descanso para seguirmos a San Pedro de Atacama mais a noite, chegamos la pela manha.
Cidade tranquila, com um por do sol bem bonito e o mesmo da praia.
Seguimos aqui, curtindo esse país alto, magro que é o Chile, país que coloca Palta, um molho feito de abacate em todos hamburgers e cachorros quentes existentes.

Feliz dos mil e ocho para todos!

6 comentários:

clarice disse...

tcheco, feliz ano novo.
manda um felizão pro xambinho tb.
o reveillon esse ano não foi lá sitio do dereco, mas foi bacana.
eu e paulinho fomos pro apartamento novo do paulinho( la na montes claros) e ficamos la vendo os fogos da pampulha( dá pra ver.) levei uma garrafa de champagne e bebemos ela toda. alem de uams cervejinhas. dançamos na nossa boate restrita e fomos pra casa.
foi massa.
continue com as noticias!
beijos belorizontinos

Guid disse...

Thales,

Não fique muitos dias sem escrever,pois vc nos acostumou mal com suas notícias engraçadas.È a única hora em que fico feliz e dou risadas sozinha lendo-as. Todos os dias a primeira coisa que faço é entrar no blog e ver se tem novidades. Se tem começo o dia bem, se não fico curtindo as notícias antigas e matando as saudades.Feliz 2008 com muita saúde, paz e alegrias.

Beijos e saudades aos dois.
Mariangela

Natalia disse...

mto boa a parte da pizza, espero que a pizza de marisco tenha valido a pena depois te tanta espera... Tiveram umas partes que eu fiquei meio sem entender tipo vc ficou cheio de gás, a la terceiro ano?? como assim??? hahahaha!! e o que é cajubrinar? e esse diminuidor de ansiedade, fiquei pensando que ele deve te deixar mais ansioso ainda.. pelo menos eu acho que tudo que envolve uma contagem regressiva ja gera um sentimento de ansiedade acima do normal... Bom saber que seus ultimos instantes de 2007 foram tao bem aproveitados! Bom tb ter participado um pouquinho do seu reveillon, ter conversado do futuro com vc, mas prefiro mesmo conversas no presente e ao vivo!! Nao posso deixar de comentar tb do novo layout do blog, ta bonitao!Boa viagem pra vcs ate San Pedro e continua escrevendo sempre que der!
Beijo!

Unknown disse...

“ TEMPO....

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
A que se deu o nome de ano,
Foi um indivíduo genial
Industrializou a esperança
Fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser-humano
Se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
Com outro número e outra vontade de acreditar
Que daqui para adiante vai ser diferente

Para vocês,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para vocês,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as musicas que puder emocionar.

Para vocês neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhes desejar tantas coisas .
Mas nada seria suficiente...

Então desejo apenas que vocês tenham muitos desejos.
Desejos grandes que eles possam te mover a cada minuto,
Ao rumo da sua felicidade.”

Infelizmente não tenho entrado aqui como gostaria, mas de qualquer maneira gostaria de desejar aos mochileiros um feliz 2008, e que continuem aproveitando ao máximo cada momento para que eles sejam inesquecíveis!!!
Estou com muitas saudades
boa viagem e muitos beijos
ah e como disse a nati também adorei falar do futuro...

Renata Julia disse...

!Hola, Tcheco! Eu sou colega de Missão Marista do Xandinho. Estou acompanhando a viagem de vocês pelos emails que ele envia. Muito legal! Hoje li todos os seus posts no blog. Você escreve muito bem e está de parabéns! Muito interessante e divertido ler seus textos! Amanhã vou sair de BH junto com mais 3 colegas rumo ao mesmo trajeto de vocês. Por isso foi muito interessante compartilhar as experiências. Espero que continuem tendo uma boa viagem! Aproveitem! Mande um abração pro Xandinho! Outro pra vc!

Luiza Maria disse...

certas coisas só acontecem com vc - parte III.
beijo!

ps: minha ceia de ano novo tb foi pizza. e eu achei doido.
ps2: vc tá escrevendo cada dia melhor!