Hoje deixo toda carga esquerdinha e anti-capitalistazinha de lado para falar dos “quatro dígitos”.
Fui introduzido no conceito “quatro dígitos” por Amanda Horta. Amanda que, por sinal, anda por terras estrangeiras para se jogar e para botar uma experiência internacional no curriculum, para, obviamente, tentar um dia ganhar quatro dígitos, mesmo que seja sendo uma cientista social.
O conceito quatro dígitos é demais. Aliás, dígitos são demais. Qual a emoção de se encontrar uma nota de R$100? Além da raridade é pelo fato dela ter um dígito a mais, a tornando diferente, parecendo que os trejeitos daquela nota sejam completamente diferentes das de 50, 20 ou 10. Os dígitos, por serem 3, parecem menores, e envolvem aquele pedaço de papel em um misto de mistério e admiração. A foto que ilustra esse post é de quando, ao sacar dinheiro no banco no aeroporto de São Paulo antes de partir para a viagem, tive minha primeira nota de três dígitos. Mas to aqui é pra falar de quatro, afinal, qualquer bolsa de iniciação científica te dá três dígitos, ás vezes, sem muito esforço.
Ainda não tive a experiência de ganhar quatro dígitos ao vender minha força de trabalho por mês, mas já tive quantia suficiente para olhar meu extrato e ver, sorrindo para mim, quatro dígitos de valores variados. É uma sensação só... Com esses quatro dígitos fiz a minha viagem tão relatada aqui nesse blog e foi uma experiência que mesmo se um dia eu for agraciado com seis ou sete dígitos eu jamais esquecerei. A reflexão que proponho é, se com quatro dígitos juntados durante um ano, tive essa experiência, imagina a revolução que pode ser a vida de uma pessoa quando ela passa a ser reconhecido profissionalmente e passa a vender sua força de trabalho por quatro dígitos o mês?
A questão não é econômica, insisto. Independentemente do valor do primeiro dos quatro dígitos, ganhar quatro dígitos é ultrapassar barreiras, é uma fase da vida que você entra, e se for tiver um dedinho de esperteza, competência e/ou malandragem, nunca sai dessa. Quatro dígitos significa que uma cerveja é uma porcentagem irrisória no seu salário, que juntar dinheiro é uma coisa possível, mas se você não quiser com um mês de trabalho da para adquirir uma passagem aérea, que um motel fica muito mais divertido do que caro, que da até para fazer as refeições por lá.
As pessoas ignoram mas um emprego de quatro dígitos é um momento devia ser encarado como o primeiro pelo pubiano ou a primeira menstruação. È um rito de passagem.
P$ - Um parabéns de aniversário para quem ganha quatro dígitos agora!
sábado, 16 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
prometo que quando eu passar a ganhar 4 digitos você será o primeiro a saber!
Postar um comentário